• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

Como ficam os estudos para o Enem durante a Copa?

Faz uma semana que um assunto domina os jornais, a internet, as rodas de conversa: a Copa do Mundo 2018. E como ficam aqueles que estão se preparando para o Enem e gostam de futebol? 

Como os jogos duram quase duas horas, os estudantes terão que escolher a dedo quais disputas poderão assistir sem prejudicar a preparação e concentração para os estudos. Em alguns casos, é melhor ver somente alguns pedaços dos jogos ou revê-los nos programas da televisão.

Porém, para quem aprecia muito o esporte, recomendamos montar um cronograma de estudos especial para cumprir durante esse período, criar uma rotina diferenciada e, ainda, saber detalhes sobre como otimizar os estudos. 

Jogos do Brasil


A exceção fica para os jogos do Brasil. Porque, brasileiro ama o futebol, não é mesmo? E, vamos combinar, duas horinhas não farão mal a ninguém.

Nesse caso, as tais horas podem ser considerados momentos de descanso e torcida, para, depois, voltar com mais pique para os estudos. 

O segundo jogo do Brasil da primeira rodada ocorreu no dia 22/06, contra a Costa Rica. Então, vale a pena dar uma adiantada nos estudos para assistir o próximo jogo tranquilo. Torcida nunca é demais!

Mas, quando acabar o jogo, é hora de colocar a mão na consciência e voltar a estudar. Caso esteja um pouco “pilhadoâ€, você pode fazer alguns simulados para o Enem. A agitação pode dar um up e estimular a fazer mais exercícios. 

A Copa 2018 da Rússia está prevista para acabar no dia 15 de julho. Isso significa que muita bola vai rolar. 

E o Enem?


A nossa aposta é que alguns temas e curiosidades relacionados à Copa podem cair em vestibulares e no Enem. Já pensou nisso? Confira abaixo alguns artigos preparados pelo Brasil Escola sobre o tema:

Tudo sobre a Copa do Mundo: a maior competição de futebol que existe pode ser abordada em algumas provas do Enem;
Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018: mascote, bola, pôster e emblema formam a identidade visual do evento esportivo mais balado do momento. Os símbolos podem cair em provas de História e Geografia, por exemplo;
Composição química da taça da Copa do Mundo: a taça possui ouro 18 K (mistura de ouro, prata e cobre) e o minério malaquita. Já pensou se esse composição cai na prova de Química do Enem?
Zabivaka, o mascote da Copa do Mundo Rússia 2018: o animal é um lobo antropomórfico que tem o papel de animar os torcedores e que também pode pintar na prova de Biologia;
Cidades-sede da Copa do Mundo na Rússia: no total, onze cidades foram escolhidas. Que tal elas serem citadas na prova de Geografia?
Detalhes sobre a Rússia: o país-sede da Copa está presente tanto na Europa quanto na Ãsia. Suas dimensões territoriais resultam em inúmeros aspectos particulares da região. A Rússia pode se mencionada em provas de História, Geografia, Sociologia, etc.
Curiosidades sobre o frio: na maior parte do ano, faz frio na Rússia. Veja fatos interessantes ligados à Química, Física e Biologia.

Fonte: Vestibular Brasil Escola

Postado em: 29/06/2018