Como acessar o boletim do Enem e para que serve

Para consultar o boletim do Enem, o estudante precisa logar na Página do Participante, informando CPF e senha.
No sistema é possível ver as notas em cada uma das quatro áreas avaliadas com questões objetivas e também o desempenho na redação. Além disso, no tempo previsto, o Inep disponibiliza nesta mesma área o acesso ao espelho da correção da redação.
Antigamente, o Boletim do Enem era entregue ao participante em casa, via Correios. No entanto, agora só é possível acessá-lo pela internet.
Como usar o Boletim do Enem
A partir do acesso ao Boletim do Enem, o estudante pode analisar a possibilidade de participar dos programas que dependem da nota no Enem. É importante ter acesso a este resultado, pois é com base nessa nota que o Ministério da Educação (MEC) seleciona para:
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
No caso do Fies, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 nas provas e nota acima de zero na redação. Para este programa, o inscrito deve ainda comprovar renda junto ao agente financeiro, conforme a modalidade em que se inscreveu.
Já as bolsas oferecidas pelo ProUni são para estudantes que fizeram a última edição do exame. No Boletim do Enem é preciso constar média mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda, origem escolar, entre outros requisitos.
Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo SiSU, o estudante precisa ter feito a última edição do exame, sem ter zerado a nota da redação. Neste caso, após o primeiro dia de inscrições, o sistema indica uma nota de corte para cada curso, com base nas inscrições realizadas.
Média no Enem
Calcular a média do exame é muito simples, basta acessar o Boletim do Enem, somar as notas das cinco áreas e depois dividir por cinco. Quando a universidade estabelece peso para determinada área, basta somar as cinco notas e dividir pela soma dos pesos.
Fonte: Brasil Escola