Unicamp fica em primeiro lugar no ranking de melhores universidades da América Latina pela 2ª vez

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, afirmou, em nota oficial, que recebeu a notÃcia com satisfação e valorizou também a classificação de outras universidades estaduais de São Paulo, como a USP e a Unesp, que ficaram na 2ª e 11ª colocação, respectivamente. "A liderança da Unicamp é resultado do trabalho que toda a comunidade universitária vem fazendo de maneira estruturada há muito tempo", explicou.
A terceira colocação do ranking da publicação britânica ficou com a PontifÃcia Universidade Católica do Chile. As universidades brasileiras têm boa colocação no estudo e ocupam seis das dez primeiras posições. No total, o paÃs tem 43 instituições representadas em um universo de 129 avaliadas na América Latina e no Caribe.
A publicação analisou aspectos das instituições em cinco áreas diferentes: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
Confira a lista das dez primeiras colocadas:
1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
2. Universidade de São Paulo (USP)
3. PontifÃcia Universidade Católica do Chile
4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
5. Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
6. Universidade do Chile
7. PontifÃcia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
8. Universidade de Los Andes da Colômbia
9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fonte: G1