ITA vai ter cota para estudantes negros pela primeira vez no vestibular 2019

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), vai aderir ao sistema de cotas raciais pela primeira vez no vestibular 2019. Serão destinadas 22 das 110 vagas para estudantes negros. As incrições para o processo seletivo, um dos mais concorridos do paÃs, começam no dia 1º de agosto.
O ITA é uma instituição de ensino superior pública ligada à Força Aérea Brasileira. A adoção do sistema de cotas reflete uma decisão do STF, de abril, que decidiu que a lei de cotas também deve ser aplicada em concursos das Forças Armadas. As demais instituições de ensino do paÃs, ligadas ao Ministério da Educação (MEC), já adotavam o modelo.
De acordo com o ITA, 20% das 110 vagas nos seis cursos de engenharia serão para alunos cotistas. No ano passado, 11,3 mil candidatos disputaram as vagas no vestibular. Os selecionados podem optar entre carreira militar ou civil.
O ITA, não informou se vai ser por sistema de auto declaração, nem se haverá uma comissão antifraudes. O edital do vestibular deve ser publicado nos próximos dias e prevê ainda outras mudanças. (leia mais abaixo)
Avaliação
A primeira professora negra do ITA, Sônia Guimarães, é a favor das cotas e considera a mudança uma vitória.
“Nunca acreditei que isso fosse possÃvel, vocês não fazem idéia da minha felicidade. Não vejo a hora dos cotistas chegarem. Na sala de aula é muito difÃcil vermos negros. Essa medida vai mudar a vida de muita genteâ€, analisou.
O ITA não tem atualmente contabilizado o número de estudantes negros na instituição. A maioria dos alunos são homens.
Mudanças
Outra novidade para o vestibular 2019, que será aplicado neste ano, é que as provas serão feitas em duas etapas – em novembro e dezembro. Antes, a prova durava quatro dias consecutivos em etapa única.
Fonte: G1