100 dias para o Enem 2018: ainda dá tempo de começar a estudar? Veja dicas

Pensando em ajudar quem deixou tudo para a última hora, o G1 conversou com professores e coordenadores de três cursinhos para saber: já que não vai dar tempo de estudar tudo o que pode cair, o que deve ser priorizado? E, já que falta pouquíssimo tempo, o que deve ser feito para que o estudo renda bastante até 4 de novembro, dia da primeira avaliação?
Uma das dicas fundamentais citadas por todos os entrevistados é treinar fazendo exercícios das provas dos anos anteriores. Desta forma, o candidato vai dominar o estilo da avaliação, a forma como as perguntas são feitas e como são escritas as opções de respostas.
"Nas alternativas, na maior parte das vezes não há informações erradas. Aí, a questão deve ser respondida de acordo com o texto motivador e com o enunciado", orienta Célio Tasinafo, professor do Colégio e Curso Oficina do Estudante.
Também é muito importante que o candidato saiba a que curso vai concorrer porque o peso das questões muda de acordo com a área escolhida. "Se um estudante quer prestar Jornalismo ou Letras, por exemplo, provavelmente as suas notas em Linguagens e Redação vão valer mais na hora do cálculo da média", orienta Ana Paula Dibbern, coordenadora do Cursinho Maximize.
No Enem, o total de acertos no gabarito é diferente da nota final. A Teoria da Resposta ao Item (TRI), usada na correção, não beneficia quem acerta somente as questões mais difíceis. Por isso, é recomendado que o candidato vá "pulando" os exercícios considerados mais espinhosos e se dedique aos que ele percebe que são mais tranquilos.
"Desta forma, você ganha agilidade para ler a prova inteira e, se tiver que chutar, chuta tendo lido a prova inteira", explica Vinícius de Carvalho Haidar, coordenador do Curso Poliedro. Ele apontou que o planejamento semanal que vai determinar o que você vai fazer em cada dia também é muito importante.
"Quando o aluno tem dificuldade com uma semana, pode fazer um planejamento diário. O que eu vou fazer hoje? Quantos exercícios vou resolver? São pequenas metas que vão sendo alcançadas", orienta Vinícius.
Confira a lista com os assuntos mais cobrados no Enem nos últimos anos.
Fonte: G1