• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

Enem se aproxima, e dicas aumentam

Para driblar a concorrência e ajudar os candidatos que continuam estudando para o Enem que acontecerá no próximo domingo, professores dão as últimas dicas para a primeira maratona de provas, onde os feras vão enfrentar a redação e as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo o professor de linguagens e literatura, Talles Ribeiro, os candidatos devem estar atentos à interpretação de texto, já que quase toda a prova de linguagens depende dessa habilidade. “As funções da linguagem também são cobradas na prova. Elas são classificadas em seis tipos: referencial, emotiva, poética, fática, conativa e metalinguística, e podem ser identificadas a partir das características de cada uma.”

Ainda segundo o professor, os elementos da comunicação também podem cair no exame. Em literatura, o professor contou que os alunos devem revisar as três fases do modernismo, com uma atenção maior aos modernistas da primeira geração, como Manuel Bandeira e Mário de Andrade, “lembrando sempre que o modernismo significa ruptura, ou seja, quebra dos padrões estéticos vigentes”, explicou.

Além das questões de linguagens, a redação também causa medo em muitos estudantes. Segundo a professora na área, Josicleide Guilhermino, para que os candidatos estejam mais preparados, eles devem verificar as competências exigidas e os temas abordados nas últimas edições, pois provavelmente eles não serão abordados novamente. “O aluno deve responder três perguntas básicas na redação: O quê, quem e como. Fazendo isso, ele se aproxima da pontuação máxima, já que além de construir uma boa tese logo na introdução e criticar ao longo de todo o desenvolvimento, o aluno tem que pensar numa possibilidade de intervenção, ou seja, uma solução que vise melhorias para a problemática apresentada”.

Sobre esse último ponto, a atenção deve ser redobrada. “No ano passado, por exemplo, a temática da redação era vinculada aos surdos, porém, muitos alunos apresentaram o braile como solução, só que braile é para cegos e não para surdos. Os estudantes devem relacionar e ter bastante atenção”, finalizou Josicleide.

Conteúdos de história, filosofia e sociologia também serão abordados no primeiro dia de prova. Segundo Cristiane Falcão Pantoja, professora de filosofia e sociologia, nesta reta final os candidatos devem revisar os principais clássicos dessas áreas. “Na filosofia temos Sócrates, Platão e Aristóteles, além da filosofia medieval, moderna e contemporânea. Já na sociologia temos Karl Marx, Durkheim e Marx Weber”.

Ela destaca ainda a necessidade de estudar a sociologia geral, que começa no século 18 e a sociologia no Brasil, que começa a partir do século 20, e destaca que o aluno deve fazer uma análise cronológica dos fatos, relacionando-os com a atualidade. “É importante fazer leituras de processos do cotidiano, como manifestações sociais e a questão da imigração, por exemplo. Analisando as relações entre os indivíduos e as instituições”, finalizou.

Fontre: www.folhape.com.br

Postado em: 01/11/2018