Entenda como funciona o Vestibular Seriado

O método de avaliação seriada é maneira simplificada de passar do Ensino Médio para o Superior. A inscrição e a avaliação começa ainda no 1° ano do ensino médio e se repete nos anos seguintes. Ao final de cada ano (1°, 2° e 3°) o aluno realiza uma prova, no entanto a opção pelo curso só ocorre no último ano escolar.
A Avaliação Seriada é um processo seletivo menos tenso porque exige o que foi aprendido naquele ano, ao contrário do Vestibular Tradicional que exige o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular).
Depois da realização das três provas é feita uma média com os resultados de cada ano e as vagas são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Há um limite de vagas, o número é determinado pela instituição, em geral no edital de abertura das inscrições da terceira etapa. A maioria das instituições que oferecem esse tipo de avaliação permite que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho.
Vantagens
Realizar o vestibular de maneira seriada concede aos candidatos alguns benefícios, por exemplo, se o aluno for mal na 1ª etapa ainda tem chance de se recuperar nas outras duas. A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante aos poucos, de forma gradual e progressiva, isto permite que o aluno acompanhe sua evolução a cada ano, corrija as falhas, redirecione os estudos e defina suas aptidões.
Principais universidades que realizam a Avaliação Seriada
– Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
– Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
– Universidade de Pernambuco (UPE)
– Universidade Federal de Roraima (UFRR)
– Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
– Universidade Federal de Lavras (UFLA)