Como começar a se preparar para Enem 2019

Enem 2019 – porque fazer?
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é uma porta de entrada para a realização de uma graduação. Muitas vezes é a única chance para alguém de baixa renda conseguir um curso superior.
Também participam pessoas de classes altas, que estudaram em escolas privadas mas tem o sonho de estudar em uma Universidade Federal. Já existem universidades que deixaram de fazer o vestibular tradicional e a única forma de ingresso é através do Enem.
Com o Enem é possível ingressar tanto em instituições públicas através do Sisu, quanto em instituições privadas através do Prouni e do Fies. A partir de uma nota, você pode conseguir vaga em qualquer cidade do país.
Como começar a se preparar para Enem 2019?
1. Organize seus estudos
A primeira coisa de tudo é planejar e se organizar. Veja planos de estudos prontos, analise as provas anteriores e leia bem o edital. A partir de todas essas informações elabore seus próprio plano de estudos.
Faça um plano geral, tudo que você precisa estudar, revisar e aprender. Depois faça planos mensais a partir dele. Crie metas a cumprir a cada dia e a cada semana.
Caso tenha interesse existem diversos cursos online acessíveis que elaboram seu plano de estudos, como o Mesalva, Descomplica e o Stoodi. Ao mesmo tempo tem vídeos de tudo que é conteúdo no Youtube, basta pesquisar.
Encontre a melhor forma, se organize e comece a focar…
2. Mantenha o foco
Para que consiga seguir o seu plano de estudos é essencial que mantenha o foco. Diminua gradativamente o uso das redes sociais, guarda seu celular longe de você nos momentos de estudo.
O seu sucesso dependerá da sua dedicação e compreensão dos conteúdos. Não adiantará nada fazer exercícios se olhar o celular a cada cinco minutos.
Lembre que na hora da prova serão horas sem nenhum objeto eletrônico, quanto mais tranquilo e habituado você estiver, melhor.
3. Leia clássicos
O Enem não possui nenhuma leitura obrigatória, mas você consegue entender e responder muito melhor sobre o que já conhece, não é?
A prova de Linguagens pode ser bem complicada para quem não tem o hábito da leitura, traz trechos de literatura antiga com uma linguagem muito diferente do seu dia a dia.
Pensando nisso listamos alguns livros para você ler e ter maior compreensão resolvendo as questões da prova:
Agosto – Escrito por Rubem Fonseca e publicado em 1990;
A Hora da Estrela – Escrito pela Clarice Lispector, publicado em 1977;
Grande Sertão: Veredas – Escrito por Guimarães Rosa, publicado em 1956;
Triste Fim de Policarpo Quaresma – Escrito por Lima Barreto, publicado em 1915;
Iracema – Escrito por José de Alencar, publicado em 1865;
Capitães de Areia – Escrito por Jorge Amado, publicado em 1937;
O cortiço – Escrito por Aluísio Azevedo, publicado em 1890.
Além de te ajudar na prova de linguagem por conseguir se adaptar a escrita, muitas vezes esses livros lhe darão uma visão histórica e sociológica da época, o que também poderá ajudar na prova de Ciências Humanas.
Fonte: enem2019.pro