• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

#Atualidades Qual é a importância ecológica da Amazônia?

A Amazônia realmente não é o pulmão do mundo. Isso porque, apesar de produzir oxigênio, ela acaba consumindo praticamente todo esse oxigênio para sua própria manutenção. O real “pulmão do mundo†é o fitoplâncton, conjunto de algas marinhas microscópicas, fotossintetizantes e muito numerosas que produzem 54,7% do oxigênio do mundo. Mas esse está longe de ser um argumento para desmerecer a importância da maior floresta tropical do mundo. 

Em primeiro lugar, vale lembrar que há um outro elemento muito importante envolvido na produção de energia das plantas além da liberação de oxigênio: a absorção do dióxido de carbono, o CO2. Um estudo da Nasa publicado em 2014 concluiu que a Floresta Amazônica contribui diretamente com a redução do aquecimento global – fenômeno desencadeado pelos gases poluentes, como o CO2, que destroem a camada de ozônio. Isso porque, apesar de liberar muito dióxido de carbono durante a decomposição de suas árvores mortas, a floresta acaba absorvendo muito mais no processo da fotossíntese, reduzindo a quantidade desse gás na atmosfera.

Além disso, há ainda outras atribuições mais improváveis da Amazônia que a maioria das pessoas sequer imagina: ela influencia, e muito, o regime de chuvas de todo o Brasil, por exemplo. Isso porque as árvores “transpiram†vapor de água o tempo todo.

Cerca de 99% da água absorvida por elas é perdida para o ambiente dessa forma. A transpiração acontece principalmente nas folhas das plantas, por estruturas chamadas estômatos. Essas estruturas epidérmicas são ricas em cloroplastos e têm uma abertura denominada ostíolo, que é por onde a água é eliminada para o ambiente. 

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

Postado em: 30/08/2019