• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

Intercâmbio: 8 motivos para estudar no exterior

(imagem: chinabrasil.com)

O número de brasileiros interessados em intercâmbio está em crescimento. O investimento em uma viagem educacional aumentou 82% entre 2015 e 2016, segundo dados da Pesquisa Selo Belta 2017, da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta). No ranking dos países mais procurados, por ordem de interesse, estão Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia, Malta, África do Sul, Espanha e França.

Conhecer novas culturas, aprender um idioma, aprimorar os conhecimentos e investir na formação acadêmica estão entre os principais fatores que motivam a procura por estudo no exterior. Uma das opções que tem crescido, conforme aponta o levantamento, é a realização de cursos superiores fora do país. Na Uniso, vários estudantes já tiveram essa experiência.

Essa vivência também pode ser muito proveitosa na pós-graduação, pois agrega ao currículo um diferencial importante. Além de ser uma oportunidade de profissionalização, é capaz de impactar a formação pessoal como um todo.

Abaixo, apresentamos vários benefícios que o intercâmbio pode trazer.

Ascensão profissional

O primeiro benefício para quem faz um curso, um intercâmbio ou um programa de curta duração fora do país é o enriquecimento do currículo. As chances de aumentar sua valorização dentro da empresa em que trabalha são maiores.

Em contrapartida, a experiência de estudar no exterior é um diferencial de impacto na busca por novas oportunidades profissionais.

Networking

Estudar fora possibilita conhecer pessoas que estão em posições estratégicas em empresas de outros países. Sua rede de contatos profissionais amplia e você passa a ter visibilidade em um cenário internacional.

Novas habilidades

O contato com profissionais e professores que vivem a realidade de países desenvolvidos pode ser extremamente importante, certamente fará com que você desenvolva novas habilidades para resolver problemas para os quais não via solução anteriormente.

Autoconfiança e autoestima

Estar ao lado de pessoas que buscam vencer desafios semelhantes aos seus e poder testar seu conhecimento junto a elas podem elevar sua autoestima e melhorar sua autoconfiança. A partir desta oportunidade, você terá uma visão diferente sobre si.

Novos desafios

Estudar fora é um grande teste em vários aspectos, a começar pelo idioma. Não há alternativa a não ser deixar sua zona de conforto e ver o quanto é capaz de se adaptar a novas realidades e vencer desafios.

Aprimoramento do idioma

Salas de aula, livros, tudo é importante para aprender um novo idioma, mas só a prática constante fará com que aprimore esta habilidade. Por isso, nada melhor que uma vivência internacional para atingir esse objetivo.

Enriquecimento cultural

Quando estamos em um ambiente com pessoas de países, culturas e tradições diferentes, vemos o quanto podemos crescer como profissionais e como seres humanos. É uma oportunidade interessante para aprimorar nossos valores. Você começa a se ver com outros olhos, a partir de novas experiências e de conhecimentos adquiridos.

Conhecendo o mundo

Participar de um programa de estudos em outro país nos permite estar em lugares fantásticos que parecem ter saído dos livros de história e geografia, ou conhecer outros que nem sabíamos que existia. Nestas ocasiões nos damos conta do quanto o planeta é imenso. Poucas coisas no mundo proporcionam uma sensação de realização quanto esta.

Esse artigo foi originalmente publicado por g1.globo.com

Postado em: 19/03/2018