• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

UFPE, UFRPE, Univasf e IFPE oferecem mais de 12 mil vagas no Sisu; veja como se inscrever

Começam na terça (15) as inscrições para alunos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. Em Pernambuco, são oferecidas mais de 12 mil vagas, em quatro instituições de ensino superior.

 

As inscrições ocorrem até a sexta-feira (18), na página oficial do programa. O resultado da chamada única sai no dia 22 de fevereiro.

 

O Sisu utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção. Somente a Universidade de Pernambuco (UPE) não divulgou a quantidade de vagas.

 

As provas do Enem são utilizadas integralmente na seleção. A nota final é obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos para cada curso.

 

 

UFPE

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), são oferecidas 7.012 vagas em 105 cursos de graduação, sendo 40 delas para o novo curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, em Caruaru, no Agreste. Metade do quantitativo será reservada para as cotas.

 

As vagas foram distribuídas entre os campi da seguinte forma: 5.522 vagas para o Campus Recife; 1.060 para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/Caruaru; e 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), na Zona da Mata.

 

Não participam do processo seletivo os seguintes cursos: presencial de música/canto – bacharelado; música/instrumento – bacharelado; música/licenciatura; dança/licenciatura; letras Libras - licenciatura; e licenciatura intercultural indígena. Esses cursos são regidos por resolução específica. Outra especificidade é dos candidatos classificados no conjunto de engenharias do Centro de Tecnologia e Geociências, no Recife. Nesse caso, os alunos ingressam no primeiro ano do ciclo básico, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos.

 

Além disso, neste ano, haverá um acréscimo na nota para inclusão regional de estudantes de todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória de Santo Antão e para o curso de medicina do Campus Recife, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas de Pernambuco.

 

 

UFRPE

 Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), são ofertadas 3.820 vagas em 54 cursos de graduação. A novidade, neste ano, é a adoção do procedimento de heteroidentificação, complementar à autodeclaração de pessoas negras que optarem pelo sistema de cotas.

 

Foi criado o curso de tecnologia em aquicultura, com menor carga horária, no campus Recife. São oferecidas 60 vagas, sendo 30 para a primeira entrada e 30 para a segunda. O curso de medicina veterinária teve o projeto curricular renovado e passa a ser integral, com dois turnos.

 

 

A UFRPE tem unidades acadêmicas no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Serra Talhada e Belo Jardim.

 

IFPE

Em 2022, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) oferece 425 vagas em cursos superiores pelo Sisu. As vagas são para os campi Recife e Pesqueira, no Agreste.

 

A instituição oferta 60% das vagas para quem estudou integralmente em escola pública e dentro desse percentual, há subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e para pessoas negras, indígenas e com deficiência. Na capital, são ofertadas 265 vagas, sendo 34 delas em análise e desenvolvimento de sistemas, 35 em engenharia mecânica, 36 em radiologia, além de design gráfico, engenharia civil, gestão ambiental e gestão de turismo, com 40 vagas cada. O Campus Pesqueira disponibiliza 160 vagas, sendo 40 no curso de enfermagem, 40 em engenharia elétrica, 40 em licenciatura em matemática e 40 em licenciatura em física.

 

Neste ano, os candidatos também deverão passar por uma comissão de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras e indígenas.

 

Univasf

Neste ano, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferece 1.610 vagas em 29 cursos de graduação.

 

Há, ao todo, sete campi: Petrolina e Salgueiro, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí.


Postado em: 15/02/2022