• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

Não passou no Enem? Veja dicas de como se preparar e mandar bem no próximo

Na segunda-feira passada, milhares de estudantes foram conferir seus resultados na primeira chamada do Sisu, sistema que usa a nota do Enem para dar acesso a diversas universidades públicas do Brasil. Muitos ficaram tristes ao verem que não foram classificados. Fato semelhante aconteceu com Luana Guimarães, no início de 2017. A estudante, de 19 anos, tentou, sem sucesso, ingressar em uma faculdade de Medicina. Passado um ano de muito estudo, a carioca pode comemorar, nesta semana, a conquista da vaga na UFRJ.

"Fui me sentido feliz aos pouquinhos. Quando olhei o gabarito da prova, quando saíram as notas e no momento do resultado. Deu vontade de contar para todo mundo" — diz, feliz, a estudante

Engana-se quem pensa que passar mais um ano estudando para entrar na universidade seja perda de tempo.

"Em cursos concorridos, como Medicina e escolas militares, é normal que os alunos tentem vaga mais de uma vez. É preciso mais um ano de estudos focados para estar pronto de verdade. Quando você estuda demais, você não está desperdiçando tempo, está ganhando conhecimento" — diz Tiago Martins, diretor e professor do Colégio Força Máxima.

Para Luana, este ano de preparação para o Enem foi fundamental. A jovem disse que, em sua segunda tentativa, não passou pelos mesmos problemas enfrentados na primeira vez. Durante a prova feita em 2016, ela não conseguiu resolver diversas questões por ter ficado nervosa e sofrido do famoso “brancoâ€.

Estratégia de estudos e apoio da família

Nesta nova tentativa é preciso avaliar quais foram as disciplinas com melhor e pior desempenho. Apesar de ser necessário estudar todo o conteúdo novamente, o diagnóstico ajuda a traçar um plano de estudos mais eficiente.

"No começo do ano, orientamos o aluno a estudar todas as matérias. Com o passar do tempo e os resultados dos simulados, observamos quais pontos ele deve dar mais atenção" — explica Vicente Delorme, diretor de ensino do Curso pH.

A família é fundamental neste retorno aos estudos."É preciso apoiar o sonho daquele aluno. Os pais, muitas vezes, na ansiedade de fazer o filho entrar para a faculdade, acabam estimulando o estudante a desistir daquele objetivo e escolher um curso da mesma área. Se não passou para Medicina, eles orientam a tentar Nutrição, por exemplo" — diz Tiago.

Acredite no seu sonho
Se não deu certo desta vez, não desista. Aproveite o ano para revisar os conteúdos e se preparar melhor para a prova.

Complemente os estudos em casa
Não deixe para estudar apenas na escola ou no curso. Separe parte do seu tempo em casa para ler, assistir a videoaulas e resolver exercícios. Dedicação é fundamental para a aprovação.

Avalie seu desempenho
Analise seus resultados e observe quais são as disciplinas que você não tem ido muito bem: são estas que merecem mais dedicação sua. Mas não se esqueça de estudar de tudo um pouco.

Desligue-se do celular
No momento dos estudos, desligue o celular ou coloque-o em modo avião. Receber mensagens durante este tempo pode fazer você perder o foco.

Faça questões de provas anteriores
Provas como a do Enem seguem um padrão de questões que devem ser solucionadas em pouco tempo. Faça muitos simulados e resolva questões anteriores. Saber o conteúdo e ter o controle do tempo é o caminho para o sucesso.

Faça pequenos intervalos
Entre um período de estudos e outro, faça um intervalo. Você não é uma máquina, então precisa de um momento de descanso. Mas atenção: a pausa não pode ser maior que o tempo estudado!.

Tire um tempo para descansar
Viajar um fim de semana, ir ao cinema em um domingo e realizar outras atividades relaxantes fazem bem para aliviar a ansiedade. Mas não se sabote: não faça nada que te deixe cansado a ponto de prejudicar seus estudos no dia seguinte.

Fonte: extra.globo.com

Postado em: 05/02/2018