• contato@biosaprova.com.br
  • Seg a sex 9h - 20h | Sáb 9h - 12h

Unicamp define datas das provas do vestibular 2019; veja como se inscrever

Unicamp confirmou na tarde desta sexta-feira (27) o período de inscrições e datas das provas do vestibular 2019. A primeira fase do exame está marcada para 18 de novembro, e a segunda será entre 13 e 15 de janeiro. As inscrições serão de 1º a 31 de agosto, por meio de formulário online.

Ao todo, serão oferecidas pela universidade 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação, distribuídas nos campi de Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP). O valor da taxa será divulgado em edital, no dia 7 de junho, informou a comissão responsável por organizar o processo seletivo (Comvest).

Nesta edição, a instituição implementará pela primeira vez cotas étnico-raciais e outras mudanças que visam elevar a inclusão social, entre elas, vagas pelo Enem, criação de um vestibular indígena e de vagas extras para destaques em olimpíadas que tenham abrangência nacional. Confira detalhes.

Inscrições: 15/10 a 14/11/2018
Seleção a partir de desempenho em olimpíadas científicas
Inscrições: 21/11/2018 a 10/1/2019
Vestibular Indígena
Inscrições: 15/8 a 14/9/2018
Prova: 2/12/2018


De acordo com o coordenador executivo da comissão responsável por organizar a prova (Comvest), José Alves de Freitas Neto, os modelos das provas serão iguais ao da edição anterior.

A 1ª fase será composta por 90 questões de múltipla escolha nas disciplinas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, história, geografia (inclui filosofia e sociologia), física, química, biologia, inglês, além de interdisciplinares. O tempo será de até cinco horas.

As provas da segunda fase serão em janeiro e cada uma terá duração máxima de quatro horas:

13/01 - Redação e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
14/01 - Matemática, geografia e história
15/01 - Física, ciências biológicas e prova de química
De acordo com a Comvest, as avaliações de habilidades específicas serão entre 21 e 25 de janeiro, com exceção aos cursos de música: neste caso, elas são divididas em duas etapas - a primeira, de 10 a 17 de setembro deste ano; e a segunda entre os dias 14 e 15 de outubro.


Isenção
O prazo para pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular está aberto até 21 de maio. Eles também devem ser feitos pela página da Comvest, e a universidade também exige envio de documentos previstos em edital. Ao todo, três modalidades serão contempladas para concessão:

Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
Funcionários da Unicamp/Funcamp;
Candidatos aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).
Entre os pré-requisitos estabelecidos pela Unicamp estão:

Ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública (1 e 2);
Ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído/concluir em 2018 o ensino médio.
De acordo com a Comvest, serão oferecidas 6,6 mil isenções na primeira modalidade; 100 na segunda e número ilimitado na terceira. A lista de contemplados será divulgada em 23 de julho.

Contemplados
Quem for beneficiado, segundo a Unicamp, receberá um comunicado a partir de 23 de julho, exclusivamente via correio eletrônico. A universidade ressalta que a isenção não representa inscrição automática no vestibular 2019 - a ser feita posteriormente com uso de um código.

Expectativa de aumento e novas cidades
Apesar da implementação de propostas que visam elevar a inclusão social, o coordenador da Comvest acredita que a Unicamp manterá faixa de 80 mil inscritos no vestibular. Em 2018, foram contabilizados 83,7 mil candidatos, recorde após alta de 14% sobre o ano anterior.

A instituição projeta investir R$ 85,8 milhões em assistência e permanência estudantil neste ano, alta de 21% no comparativo com 2017. O valor é o dobro do aplicado há cinco anos e, em meio às dificuldades provocadas pela recessão econômica, ela voltou a reivindicar verba extra ao estado.

A Unicamp planeja expandir a aplicação do vestibular no estado de São Paulo e região Nordeste nesta edição 2019. De acordo com a instituição, pelo menos uma capital deve ser incluída na lista que já inclui quatro metrópoles, entre elas, Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Resultados 2018
Na edição anterior, a Unicamp registrou diminuição do número de estudantes da rede pública aprovados e ficou abaixo da meta de receber pelo menos 50% dos ingressantes nesta classificação. Por outro lado, registrou recorde de alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Além disso, a universidade contabilizou aumento da quantidade de matriculados com renda familiar de até dois salários mínimos, e menor número de mulheres em 11 anos.

Foto: G1

Postado em: 27/04/2018